quarta-feira, 5 de abril de 2017

Código de Ética e Conduta Profissional PMI - Padrões de Conduta - HONESTIDADE

Continuamos a decorrer sobre padrões de conduta do código de ética e conduta profissional do PMI. Hoje falaremos sobre o Honestidade

Honestidade é a obrigação de entender a verdade e agir de maneira honesta tanto nas comunicações como na conduta.

Padrões desejáveis de honestidade:


  1. Procurar com determinação entender a verdade. 
  2. Ser verdadeiro nas comunicações e nas condutas. 
  3. Fornecer informações precisas e oportunas. 
  4. Assumir compromissos e fazer promessas, implícitas ou explícitas, de boa-fé. 
  5. Tentar criar um ambiente no qual as pessoas se sintam seguras em dizer a verdade. 
Padrões obrigatórios de honestidade
  1. Não adotar ou ser coniventes com comportamentos direcionados a enganar outras pessoas, incluindo, entre outros, fazer declarações enganosas ou falsas, declarar meias verdades, fornecer informações fora de contexto ou omitir informações que, se conhecidas, tornariam as declarações enganosas ou incompletas.
  2. Não participar de comportamento desonesto com a intenção de ganho pessoal ou às custas de terceiros. 


Fonte: Código de Ética e Conduta Profissional PMI.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Código de Ética e Conduta Profissional PMI - Padrões de Conduta - JUSTIÇA

Continuamos a decorrer sobre padrões de conduta do código de ética e conduta profissional do PMI. Hoje falaremos sobre o Justiça

Justiça é a obrigação de tomar decisões e agir de forma imparcial e objetiva. A conduta deve ser isenta de interesse próprio, preconceito e favoritismo.

Padrões Desejáveis de Justiça:


  1. Ser transparentes no processo de tomadas de decisões; 
  2. Reexaminar constantemente a imparcialidade e objetividade, adotando ações corretivas, conforme apropriado;
  3. Fornecer acesso igual às informações para as pessoas que têm autorização para acessá-las. 
  4. Tornar as oportunidades igualmente disponíveis para os candidatos qualificados. 
Padrões Obrigatórios de Justiça:

  1. Revelar conflitos de interesses reais ou potenciais, de forma proativa e total, para as partes interessadas apropriadas. 
  2. Quando perceber que tem um conflito de interesses real ou potencial, se afastar do processo decisório e não tentar influenciar os resultados, a menos que ou até que: tenhamos feito uma divulgação completa às partes interessadas afetadas; tenhamos um plano de mitigação aprovado; e tenhamos obtido consentimento das partes interessadas para prosseguirmos.
  3. Não contratar ou demitir, premiar ou punir, conceder ou negar contratos com base em considerações pessoais, incluindo, entre outros, favoritismo, nepotismo ou suborno. 
  4. Não discriminar com base em critérios como, entre outros, sexo, raça, idade, religião, incapacidade, nacionalidade ou orientação sexual. 
  5. Aplicar as normas da organização (empregador, Project Management Institute ou outro grupo) sem favoritismo ou preconceito. 



Fonte: Código de Ética e Conduta Profissional PMI.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Código de Ética e Conduta Profissional PMI - Padrões de Conduta - RESPEITO

Continuamos a decorrer sobre padrões de conduta do código de ética e conduta profissional do PMI. Hoje falaremos sobre o respeito.

Respeito é a obrigação de mostrar uma consideração elevada por nós mesmos, por outras pessoas e pelos recursos confiados. Os recursos confiados podem incluir pessoas, dinheiro, reputação, segurança de terceiros, e recursos naturais ou ambientais. Um ambiente de respeito origina confiança, segurança e excelência de desempenho, estimulando a cooperação mútua – um ambiente onde perspectivas e visões diferentes são estimuladas e valorizadas.

Padrões desejáveis de respeito:

  1. Obter informações sobre as normas e os costumes de outras pessoas, e evitamos comportamentos que possam ser considerados desrespeitosos. 
  2. Considerar o ponto de vista das outras pessoas e procurar entendê-lo. 
  3. Abordar diretamente as pessoas com quem temos um conflito ou discordância. 
  4. Agir de forma profissional, mesmo quando não há reciprocidade. 
Padrões Obrigatórios de respeito:

  1. Negociar de boa-fé. 
  2. Não usar o poder de nosso conhecimento ou posição para influenciar as decisões ou ações de outras pessoas visando um benefício pessoal às custas delas. 
  3. Não agir de maneira abusiva em relação a outras pessoas.
  4. Respeitar os direitos de propriedade de terceiros.  
Fonte: Código de Ética e Conduta Profissional PMI

segunda-feira, 27 de março de 2017

Código de Ética e Conduta Profissional PMI - Padrões de Conduta - RESPONSABILIDADE

Foi solicitado a profissionais da comunidade mundial de gerenciamento de projetos que identificassem os valores que constituem a base de suas decisões e ações. Os valores que a comunidade mundial de gerenciamento de projetos definiu como os mais importantes foram: responsabilidade, respeito, justiça e honestidade. O Código ratifica esses quatro valores como sua fundamentação.

Hoje falaremos sobre o valor responsabilidade.

Mas antes é importante distinguir as condutas desejáveis das obrigatórias.

Cada seção do Código de Ética e Conduta Profissional inclui padrões desejáveis e obrigatórios. Os padrões desejáveis descrevem a conduta que nos esforçamos para manter como profissionais. Embora não seja fácil mensurar a conformidade com os padrões desejáveis, cumpri-los é uma expectativa que temos para nós mesmos como profissionais - não é opcional. Os padrões obrigatórios definem requisitos firmes e, em alguns casos, limitam ou proíbem certos comportamentos no exercício da profissão. Os profissionais que não se comportarem de acordo com esses padrões estarão sujeitos a procedimentos disciplinares perante o Comitê de Revisão de Ética do PMI.

Agora sim, sobre responsabilidade:

Responsabilidade é a obrigação de assumir a propriedade pelas decisões que tomamos ou não, pelas ações realizadas ou não, e pelas consequências resultantes. São padrões desejáveis para a comunidade mundial de gerenciamento de projetos que:

  1. Tomem decisões e ajam com base nos melhores interesses da sociedade, na segurança do público e no meio ambiente.
  2. Aceitem somente as atribuições que são compatíveis com os seus antecedentes, experiência, habilidades e qualificações. 
  3. Cumpram os compromissos que assumam – fazendo o que dizem que vão fazer.
  4. Quando cometerem erros ou omissões, assumam a responsabilidade e fação as correções imediatamente. Quando descobrirem erros ou omissões causados por terceiros, comuniquem ao órgão adequado assim que forem descobertos. Aceitem a responsabilidade por quaisquer problemas resultantes de erros ou omissões, e quaisquer consequências relacionadas. 
  5. Protejam as informações proprietárias ou confidenciais que foram confiadas. 
  6. Apoiem o código e se responsabilizem uns aos outros em relação a ele. 
São padrões obrigatórios para a comunidade mundial de gerenciamento de projetos que:

  1. Conhecer e apoiar as políticas, as normas, os regulamentos e as leis que regem as atividades de trabalho, profissionais e voluntárias. 
  2. Comunicar condutas antiéticas ou ilegais à gerência apropriada e, se necessário, às pessoas afetadas pela conduta. 
  3. Trazer as infrações ao conhecimento do órgão apropriado, para resolução. 
  4.  Só registrar reclamações sobre ética substanciadas por fatos. 
  5. Adotar  medidas disciplinares para pessoas que retaliam contra alguém que reportou questões éticas.

Fonte: Código de Ética e Conduta Profissional PMI

terça-feira, 21 de março de 2017

Certificação PMP X MBA em Gerência de Projetos, qual a melhor?

Segue vídeo abaixo do Marcos Pires, Gestor de Projetos que possuí tanto a certificação PMP, quanto a MBA em Gerência de projetos, comentando sobre diferenças, qual a melhor para o mercado de trabalho e etc.












Referências:
www.youtube.com

segunda-feira, 20 de março de 2017

Aprofundando o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI

O Código de Ética e Conduta Profissional descreve as expectativas do PMI e da comunidade mundial de gerenciamento de projetos. Define os ideais que aspiram, e também os comportamentos que são obrigatórios nas funções profissionais e voluntárias. 

O objetivo do Código é incutir confiança na profissão de gerenciamento de projetos e auxiliar as pessoas a se tornarem melhores profissionais. Isso foi conseguido estabelecendo um perfeito entendimento do comportamento adequado na profissão como um todo. O PMI acredita que a credibilidade e a reputação da profissão de gerenciamento de projetos são constituídas pela conduta coletiva de profissionais individuais. Além disso eles acreditam que ao adotar o código, poderão avançar a profissão, tanto individual como coletivamente. Também acreditam que o Código auxiliará a tomar decisões inteligentes, particularmente em situações difíceis, em que há risco de comprometer a nossa integridade e os nossos valores.


O PMI espera que o Código de Ética e Conduta Profissional funcione como um catalisador para que outras pessoas estudem, debatam e escrevam sobre ética e valores. Além disso, esperam que ele seja utilizado na construção e evolução da profissão.

O código de ética aplica-se a todos os membros do PMI e a pessoas que não são membros do PMI mas cumprem um ou mais dos seguintes critérios: 

  1. Não-membros que possuem uma certificação do PMI .
  1. Não-membros que solicitam iniciar o processo de certificação do PMI  
  1. Não-membros que prestam serviço ao PMI como voluntários
O Código de Ética e Conduta Profissional é dividido em seções que contêm padrões de conduta, alinhados com os quatro valores que foram identificados como os mais importantes para a comunidade de gerenciamento de projetos. Algumas seções do Código incluem comentários. Os comentários não são partes obrigatórias do Código; porém, fornecem exemplos e outras explicações.
Falaremos sobre os padrões de conduta em postagens futuras.


Fonte: Código de Ética e Conduta Profissional - PMI




sexta-feira, 17 de março de 2017

Apresentação sobre PMBOK, PMI e PMP

Estamos publicando aqui os slides que usamos em um seminário da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada na UFS,  pelo Prof. Dr. Rogério do Nascimento.

A apresentação contém uma síntese dos assuntos que estamos expondo aqui no blog, tratando desde a origem do PMI até o impacto no currículo  das certificações ligadas ao PMBOK para o profissional que lida com a gestão de projetos.

Apresentação sobre PMBOK, PMI e PMP

quarta-feira, 15 de março de 2017

Metas do PMI

A meta principal do PMI é avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o mundo, de uma maneira consciente e pró-ativa, para que as organizações em todos os lugares apóiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos – e então atribuam seus sucessos a ele.
Além das oportunidades de associação, o PMI administra e coordena um programa de credenciamento mundialmente reconhecido, que promove o desenvolvimento da profissão e da carreira. Embora existam atualmente três designações diferentes de PMI disponíveis, o Profissional de gerenciamento de projetos (PMP), que foi iniciado em 1984, é o mais conhecido.
Existem atualmente mais de 240.000 portadores da credencial de PMP certificados em todo o mundo. A designação PMP é universalmente reconhecida e aceita porque significa experiência, realização educacional e conhecimento profissional – as verdadeiras bases para uma prática competente como gerente de projetos.

Ao se filiar ao PMI, os gerentes de projetos se associam a uma organização comprometida com a excelência. Os associados são convidados a se filiarem a um capítulo na região geográfica mais próxima, um dos 248 disponíveis em todo o mundo. A associação ao capítulo possibilita o contato com uma rede local de especialização e oportunidades para interação com a presença física dos pares de diversos setores. Existem também 30 grupos de interesse específico (SIGs), que atuam como fóruns para as pessoas ou organizações que compartilham interesses comuns, setor ou foco do projeto. Existem, ainda, dois colegiados que se concentram em disciplinas específicas: gerenciamento de desempenho e elaboração de cronogramas.
Para conveniência de seus associados internacionais, o PMI possui dois centros de serviços regionais fora dos Estados Unidos. Os associados na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) têm um escritório em Bruxelas, Bélgica, enquanto o escritório de Cingapura presta assistência aos associados na Ásia (Pacífico). Os escritórios de representação do PMI na China (em Beijing) e nos EUA (em Washington) permitem que o Instituto amplie o escopo e o impacto de seu alcance e educação.

terça-feira, 14 de março de 2017

Como é a prova para certifica-se em PMP?

Informações sobre o Exame PMP

O exame PMP é composto por 200 questões de múltipla escolha. Deste total, 25 são consideradas questões de pré-teste, ou seja, que não afetam a pontuação pois são utilizadas como uma forma efetiva e legítima de teste da validade de questões em futuros exames.  Todas as questões são dispostas aleatoriamente ao longo do exame.
N° de Questões  Pontuáveis
N° de Questões de Pré-Teste (Não Pontuáveis)
Total de Questões do Exame
175
25
200

O tempo atribuído para a realização do exame digital é de 4 horas.


Modelo do Exame PMP
A partir da Descrição do Conteúdo do Exame PMP
Área
Percentual de Questões
Iniciação
13%
Planejamento
24%
Execução
30%
Monitoramento e Controle
25%
Encerramento
8%
TOTAL
100%


A base para a prova é o PMBOK, livro das melhores práticas de gerenciamento de projetos, mas existem treinamentos específicos para o exame, assim como outros livros que podem servir de apoio. Uma vez certificado, a cada 3 anos o PMP precisa comprovar, junto ao PMI, que continua se desenvolvendo na área.
Para obter a certificação PMP um profissional deve investir em média de R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 em um curso preparatório para o exame, preferencialmente em um R.E.P (Registered Education Provider) do PMI. Além do custo do treinamento, existe o valor em dólar a ser pago no exame que para filiados ao PMI custa US$ 405 e para não-filiados US$ 555.
PREÇO PMI-BA

R$2.870,00.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Código de Ética e Conduta Profissional do PMI

Como foi comentado anteriormente aqui no blog, durante a década de 80 o PMI adotou um código de ética para profissionais de gerenciamento de projetos. Hoje iremos decorrer mais sobre ele.

O Código de Ética e de Conduta Profissional do PMI foi criado por profissionais, apoiados pelo Comitê de Desenvolvimento de Padrões Éticos do PMI (PMIs Ethics Standards Development Committee – ESDC). Em 2006 o Código foi revisado e atualizado com conteúdo relevante para profissionais e organizações.

O trecho abaixo, extraído do Código explica a visão e propósito do mesmo:

Como profissionais de gerenciamento de projetos, temos o compromisso de fazer o que é certo e honrado. Estabelecemos padrões elevados para nós mesmos e almejamos cumprir esses padrões em todos os aspectos de nossas vidas – no trabalho, em casa e a serviço da nossa profissão.
Este Código de Ética e Conduta Profissional descreve as expectativas que temos para nós mesmos e nossos colegas profissionais da comunidade mundial de gerenciamento de projetos. Define os ideais a que aspiramos, e também os comportamentos que são obrigatórios em nossas funções profissionais e voluntárias.

O objetivo deste Código é incutir confiança na profissão de gerenciamento de projetos e auxiliar as pessoas a se tornarem melhores profissionais. Conseguimos isso estabelecendo um perfeito entendimento do comportamento adequado na profissão como um todo. Acreditamos que a credibilidade e a reputação da profissão de gerenciamento de projetos são constituídas pela conduta coletiva de profissionais individuais.


Breve abordaremos um pouco mais mais a fundo o Código de Ética e de Conduta Profissional do PMI.

Fonte:
https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/EthicsInProjectManagement/PMICodeOfEthicsAndProfessionalConduct.aspx

quarta-feira, 1 de março de 2017

Um pouco mais sobre as 10 áreas de conhecimento e seus respectivos processos

Hoje uma importante ferramenta para exploração de um determinado conteúdo é o Youtube¹, neste qualquer tema pode ser pesquisado e resultados interessantes são descobertos. Não é novidade que muitas pessoas tem facilidade em assimilar um assunto através de videoaulas e para complementar os assuntos aqui abordados abaixo estão alguns vídeos importantes sobre o assunto. 

- Elaboração do Fluxo de Processos do PMBOK® Guide 5ª Edição


- Entenda a área de ESCOPO do PMBOK em tempo recorde



- Entenda a área de TEMPO (Cronograma) do PMBOK em tempo recorde



- Entenda a área de CUSTOS do PMBOK em tempo recorde



- Entenda a área de QUALIDADE do PMBOK em tempo recorde


- Entenda a área de RECURSOS HUMANOS do PMBOK em tempo recorde


- Entenda a área de COMUNICAÇÕES do PMBOK em tempo recorde


- Entenda a área de RISCOS do PMBOK em tempo recorde


- Entenda a área de AQUISIÇÕES do PMBOK em tempo recorde


- Entenda a área de INTEGRAÇÃO do PMBOK em tempo recorde





- Entenda a área de PARTES INTERESSADAS do PMBOK em tempo recorde



Referências
¹https://www.youtube.com/

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

COMO TIRAR A CERTIFICAÇÃO PMP?

QUEM DEVE OU PODE SE CANDIDATAR:

A Certificação Project Management Professional (PMP) atesta sua competência em liderar e dirigir equipes de projetos. Se você é um gerente de projeto experiente que está procurando consolidar suas habilidades, destacar-se diante de empregadores e maximizar seu potencial de ganhos, a certificação PMP é a escolha certa para você.



REQUISITOS DA CERTIFICAÇÃO (PMP)


De acordo com Portal da PMI, Para se candidatar à certificação PMP precisa ter:

     Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
     Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
     Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
     35 horas de formação em gerenciamento de projetos
OU
     Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
     Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
     Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
     35 horas de formação em gerenciamento de projetos


Se o profissional não atender os requisitos da PMP, talvez se encaixe na certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos(CAPM)®.




Fontes:

https://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx
https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspx

A Certificação Project Management Professional (PMP)

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI é a Certificação para gerentes de projeto reconhecida como a mais importante para a indústria. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMP® atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.
Este reconhecimento é verificado através da crescente exigência, por meio dos empregadores, para que seus gerentes de projetos sejam certificados. Ainda, de acordo com a Pesquisa Salarial do PMI - Nona Edição, os profissionais certificados PMP possuem um diferencial no seu salário, ficando acima dos seus colegas e pares não certificados.


Fontes:

https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspx
http://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Conhecendo os 47 Processos do Guia PMBOK® 5a Edição e as principais mudanças em relação ao PMBOK 4a edição

Explanaremos, nesta postagem, acerca dos principais processos do guia PMBOK® 5a Edição e disponibilizaremos dicas para fixação das principais mudanças em relação ao PMBOK 4a edição.

A primeira etapa é lembrarmos quais são os grupos de processos descritos no guia, são eles:
  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento
Figura 1 - Grupo de Processos
 

Segundo , a principal novidade, em relação aos processos, surge com a criação da nova área do conhecimento chamada Stakeholders ou Partes Interessadas, Enquanto na versão anterior, Guia PMBOK 4a edição, existiam 42 processos. Nesta nova edição, temos 47 processos. Foram adicionados os seguintes processos:
  • Planejar Gerenciamento do Escopo
  • Planejar Gerenciamento do Tempo
  • Planejar Gerenciamento do Custo
  • Planejar Gerenciamento dos Stakeholders
  • Controlar Stakeholders 





Para finalizar,



Fundadores PMI - J. Gordon Davis

Nesta postagem iremos decorrer mais sobre os fundadores do Project Management Institute.

Project Management Institute - Fundadores


J. Gordon Davis, PhD

Dr. Davis é membro número quatro no PMI e é um ex-vice-presidente do Instituto. Ele efetivamente serviu PMI em muitas capacidades, incluindo a coordenação do Instituto de atividades iniciais acadêmicas, e recebeu quase todas as honras que a organização concede, incluindo a designação de PMI Fellow. Seu interesse em ajudar a criar PMI era fornecer um fórum para discutir os conceitos e práticas emergentes no campo e identificar uma profissão de gerenciamento de projetos que não fosse percebida como uma profissão. Dr. Davis continua a desafiar os membros do PMI e líderes para construir o profissionalismo na gestão de projetos e para se concentrar nos aspectos multi-disciplinares da gestão de projetos que desempenham um papel vital em trazer projetos de todos os tamanhos para uma conclusão bem-sucedida.


Fonte:
http://www.pmi.org/about/learn-about-pmi/founders

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Fundadores PMI - Eric Jenett

Nesta postagem iremos decorrer mais sobre os fundadores do Project Management Institute.

Project Management Institute - Fundadores


Eric Jenett, PMP

Mr. Jenett, um dos cinco fundadores do PMI, foi do PMI primeiro Project Management Professional (PMP ®). Membro do PMI, Sr. Jenett foi Presidente do PMI em 1971, Presidente em 1972 e Secretário de 1975 a 1976. Membro fundador do PMI Houston Chapter, Jenett foi homenageado pelo PMI em 1975 por sua Distinta Contribuição ao Instituto. Ele apresentou-se em vários Seminários e Simpósios do PMI, prestou serviços em vários painéis e publicou uma variedade de artigos no Project Management Quarterly, mais tarde para se tornar o Project Management Journal ® e em várias outras publicações técnicas. Ele escreveu e lecionou sobre temas técnicos e de gerenciamento de projetos e contou com mais de 30 publicações e apresentações.

Fonte:

http://www.pmi.org/about/learn-about-pmi/founders

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Fundadores PMI - James R. Snyder

Nesta postagem iremos decorrer mais sobre os fundadores do Project Management Institute.

Project Management Institute - Fundadores


James R. Snyder

O Sr. Snyder é fundador do Project Management Institute, membro do Instituto e ex-Diretor Executivo Voluntário, Presidente e Presidente do Conselho. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Fundação Educacional PMI, Tesoureiro do Capítulo do Vale do Delaware e membro do Conselho de Revisão Editorial do Project Management Journal. O Sr. Snyder, que é casualmente referido como o "Pai do PMI", foi premiado com o Prêmio Man of the Year do PMI e é Membro Honorário de Vida do Instituto. Ele também é membro fundador do PMI Delaware Valley Chapter e do Pharmaceuticals Specific Interest Group (SIG). Sr. Snyder serviu como o gerente de projeto para a construção da sede mundial do PMI em Newtown Square, Pensilvânia, EUA. O PMI James R. Snyder Centro de Gerenciamento de Projetos Conhecimento e Sabedoria, localizado no edifício da sede, é nomeado em sua homenagem.

Fonte: 

http://www.pmi.org/about/learn-about-pmi/founders