segunda-feira, 27 de março de 2017

Código de Ética e Conduta Profissional PMI - Padrões de Conduta - RESPONSABILIDADE

Foi solicitado a profissionais da comunidade mundial de gerenciamento de projetos que identificassem os valores que constituem a base de suas decisões e ações. Os valores que a comunidade mundial de gerenciamento de projetos definiu como os mais importantes foram: responsabilidade, respeito, justiça e honestidade. O Código ratifica esses quatro valores como sua fundamentação.

Hoje falaremos sobre o valor responsabilidade.

Mas antes é importante distinguir as condutas desejáveis das obrigatórias.

Cada seção do Código de Ética e Conduta Profissional inclui padrões desejáveis e obrigatórios. Os padrões desejáveis descrevem a conduta que nos esforçamos para manter como profissionais. Embora não seja fácil mensurar a conformidade com os padrões desejáveis, cumpri-los é uma expectativa que temos para nós mesmos como profissionais - não é opcional. Os padrões obrigatórios definem requisitos firmes e, em alguns casos, limitam ou proíbem certos comportamentos no exercício da profissão. Os profissionais que não se comportarem de acordo com esses padrões estarão sujeitos a procedimentos disciplinares perante o Comitê de Revisão de Ética do PMI.

Agora sim, sobre responsabilidade:

Responsabilidade é a obrigação de assumir a propriedade pelas decisões que tomamos ou não, pelas ações realizadas ou não, e pelas consequências resultantes. São padrões desejáveis para a comunidade mundial de gerenciamento de projetos que:

  1. Tomem decisões e ajam com base nos melhores interesses da sociedade, na segurança do público e no meio ambiente.
  2. Aceitem somente as atribuições que são compatíveis com os seus antecedentes, experiência, habilidades e qualificações. 
  3. Cumpram os compromissos que assumam – fazendo o que dizem que vão fazer.
  4. Quando cometerem erros ou omissões, assumam a responsabilidade e fação as correções imediatamente. Quando descobrirem erros ou omissões causados por terceiros, comuniquem ao órgão adequado assim que forem descobertos. Aceitem a responsabilidade por quaisquer problemas resultantes de erros ou omissões, e quaisquer consequências relacionadas. 
  5. Protejam as informações proprietárias ou confidenciais que foram confiadas. 
  6. Apoiem o código e se responsabilizem uns aos outros em relação a ele. 
São padrões obrigatórios para a comunidade mundial de gerenciamento de projetos que:

  1. Conhecer e apoiar as políticas, as normas, os regulamentos e as leis que regem as atividades de trabalho, profissionais e voluntárias. 
  2. Comunicar condutas antiéticas ou ilegais à gerência apropriada e, se necessário, às pessoas afetadas pela conduta. 
  3. Trazer as infrações ao conhecimento do órgão apropriado, para resolução. 
  4.  Só registrar reclamações sobre ética substanciadas por fatos. 
  5. Adotar  medidas disciplinares para pessoas que retaliam contra alguém que reportou questões éticas.

Fonte: Código de Ética e Conduta Profissional PMI

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