quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

COMO TIRAR A CERTIFICAÇÃO PMP?

QUEM DEVE OU PODE SE CANDIDATAR:

A Certificação Project Management Professional (PMP) atesta sua competência em liderar e dirigir equipes de projetos. Se você é um gerente de projeto experiente que está procurando consolidar suas habilidades, destacar-se diante de empregadores e maximizar seu potencial de ganhos, a certificação PMP é a escolha certa para você.



REQUISITOS DA CERTIFICAÇÃO (PMP)


De acordo com Portal da PMI, Para se candidatar à certificação PMP precisa ter:

     Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
     Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
     Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
     35 horas de formação em gerenciamento de projetos
OU
     Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
     Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
     Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
     35 horas de formação em gerenciamento de projetos


Se o profissional não atender os requisitos da PMP, talvez se encaixe na certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos(CAPM)®.




Fontes:

https://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx
https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspx

A Certificação Project Management Professional (PMP)

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI é a Certificação para gerentes de projeto reconhecida como a mais importante para a indústria. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMP® atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.
Este reconhecimento é verificado através da crescente exigência, por meio dos empregadores, para que seus gerentes de projetos sejam certificados. Ainda, de acordo com a Pesquisa Salarial do PMI - Nona Edição, os profissionais certificados PMP possuem um diferencial no seu salário, ficando acima dos seus colegas e pares não certificados.


Fontes:

https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspx
http://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Conhecendo os 47 Processos do Guia PMBOK® 5a Edição e as principais mudanças em relação ao PMBOK 4a edição

Explanaremos, nesta postagem, acerca dos principais processos do guia PMBOK® 5a Edição e disponibilizaremos dicas para fixação das principais mudanças em relação ao PMBOK 4a edição.

A primeira etapa é lembrarmos quais são os grupos de processos descritos no guia, são eles:
  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento
Figura 1 - Grupo de Processos
 

Segundo , a principal novidade, em relação aos processos, surge com a criação da nova área do conhecimento chamada Stakeholders ou Partes Interessadas, Enquanto na versão anterior, Guia PMBOK 4a edição, existiam 42 processos. Nesta nova edição, temos 47 processos. Foram adicionados os seguintes processos:
  • Planejar Gerenciamento do Escopo
  • Planejar Gerenciamento do Tempo
  • Planejar Gerenciamento do Custo
  • Planejar Gerenciamento dos Stakeholders
  • Controlar Stakeholders 





Para finalizar,



Fundadores PMI - J. Gordon Davis

Nesta postagem iremos decorrer mais sobre os fundadores do Project Management Institute.

Project Management Institute - Fundadores


J. Gordon Davis, PhD

Dr. Davis é membro número quatro no PMI e é um ex-vice-presidente do Instituto. Ele efetivamente serviu PMI em muitas capacidades, incluindo a coordenação do Instituto de atividades iniciais acadêmicas, e recebeu quase todas as honras que a organização concede, incluindo a designação de PMI Fellow. Seu interesse em ajudar a criar PMI era fornecer um fórum para discutir os conceitos e práticas emergentes no campo e identificar uma profissão de gerenciamento de projetos que não fosse percebida como uma profissão. Dr. Davis continua a desafiar os membros do PMI e líderes para construir o profissionalismo na gestão de projetos e para se concentrar nos aspectos multi-disciplinares da gestão de projetos que desempenham um papel vital em trazer projetos de todos os tamanhos para uma conclusão bem-sucedida.


Fonte:
http://www.pmi.org/about/learn-about-pmi/founders

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Fundadores PMI - Eric Jenett

Nesta postagem iremos decorrer mais sobre os fundadores do Project Management Institute.

Project Management Institute - Fundadores


Eric Jenett, PMP

Mr. Jenett, um dos cinco fundadores do PMI, foi do PMI primeiro Project Management Professional (PMP ®). Membro do PMI, Sr. Jenett foi Presidente do PMI em 1971, Presidente em 1972 e Secretário de 1975 a 1976. Membro fundador do PMI Houston Chapter, Jenett foi homenageado pelo PMI em 1975 por sua Distinta Contribuição ao Instituto. Ele apresentou-se em vários Seminários e Simpósios do PMI, prestou serviços em vários painéis e publicou uma variedade de artigos no Project Management Quarterly, mais tarde para se tornar o Project Management Journal ® e em várias outras publicações técnicas. Ele escreveu e lecionou sobre temas técnicos e de gerenciamento de projetos e contou com mais de 30 publicações e apresentações.

Fonte:

http://www.pmi.org/about/learn-about-pmi/founders

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Fundadores PMI - James R. Snyder

Nesta postagem iremos decorrer mais sobre os fundadores do Project Management Institute.

Project Management Institute - Fundadores


James R. Snyder

O Sr. Snyder é fundador do Project Management Institute, membro do Instituto e ex-Diretor Executivo Voluntário, Presidente e Presidente do Conselho. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Fundação Educacional PMI, Tesoureiro do Capítulo do Vale do Delaware e membro do Conselho de Revisão Editorial do Project Management Journal. O Sr. Snyder, que é casualmente referido como o "Pai do PMI", foi premiado com o Prêmio Man of the Year do PMI e é Membro Honorário de Vida do Instituto. Ele também é membro fundador do PMI Delaware Valley Chapter e do Pharmaceuticals Specific Interest Group (SIG). Sr. Snyder serviu como o gerente de projeto para a construção da sede mundial do PMI em Newtown Square, Pensilvânia, EUA. O PMI James R. Snyder Centro de Gerenciamento de Projetos Conhecimento e Sabedoria, localizado no edifício da sede, é nomeado em sua homenagem.

Fonte: 

http://www.pmi.org/about/learn-about-pmi/founders

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Project Management Institute - O Surgimento parte 2

Continuando com a história do surgimento do Project Management Institute...

Em 1990, o PMI somava mais de 8.500 associados e em 1993 este número crescia cerca de 20% ao ano. Durante os anos noventa foram formados os Grupos de Interesses Específicos, os Colleges e o Seminars USA, uma série de programas educacionais em Gerenciamento de Projeto (depois renomeado como World Seminars). O PMI também marcou presença na rede mundial da Internet e publicou o “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, um guia englobando todas as áreas do conhecimento que regem as regras do gerenciamento de projetos  o qual se converteu no pilar básico para a gestão e direção de projetos. O PMI Today®, boletim informativo mensal do PMI, foi impresso pela primeira vez e o Programa de Desenvolvimento Profissional (Professional Development Program – PDP) foi estabelecido para que os profissionais credenciados como PMP mantenham sua certificação.

No inicio do século 21, o PMI tinha mais de 50.000 associados, mais de 10.000 Profissionais de Gerenciamento de Projeto (PMP) credenciados e mais de 270.000 cópias do PMBOK Guide estavam em circulação.
Atualmente o PMI conta com mais de 450.000 membros globais e mais de 280 capítulos locais associados em 185 países. Os associados do PMI são indivíduos praticando e estudando o Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações.
Com o passar do tempo, o PMI se tornou, e continua sendo, a principal associação profissional e maior defensor mundial da profissão de gerenciamento de projetos. Os associados e interessados em Gerenciamento de Projetos têm à sua disposição uma extensa relação de produtos e serviços oferecidos pelo PMI. 

Fontes:

http://www.pmi.org
https://eloysousa.wordpress.com/2010/12/08/historia-do-pmi/
http://www.pmisp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1394
http://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx

Project Management Institute - O Surgimento parte 1

Como já foi comentado aqui no blog, o guia PMBOK é pulicado e mantido pela Project Management Institute (PMI) em português Instituto de Gerenciamento de Projeto. Como o próprio nome sugere, o PMI é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos. No início de 2011 já era considerada a maior associação do gênero no mundo, uma vez que conta com mais de 650.000 associados em mais de 185 países. Mas como surgiu essa instituição? Porque surgiu? Quem foram os fundadores? Isso que iremos mostrar na série de postagens Project Management Institute - O Surgimento.

 O Início de Tudo


O PMI começou com um jantar no início de 1969 entre três homens no Three Threes Restaurant, um pequeno e íntimo local de encontro a poucos quarteirões da Prefeitura de Filadélfia, Pensilvânia, EUA. O jantar foi uma continuação de vários meses de discussões entre dois dos homens, Jim Snyder e Gordon Davis. Na conclusão desta refeição, foi decidido que uma nova organização deveria ser formada para fornecer um meio para os gerentes de projeto para associar, compartilhar informações e discutir problemas comuns.

As discussões subsequentes resultaram na primeira reunião formal no Georgia Institute of Technology em Atlanta, Geórgia, EUA, em 9 de outubro de 1969. O subproduto dessa reunião foi o nascimento do Project Management Institute. Pouco tempo depois, os artigos de incorporação foram arquivados na Pensilvânia, assinado por cinco pessoas, que são oficialmente reconhecidos como os fundadores do PMI - James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, AE "Ned" Engman e Susan C. Gallagher.

Seu primeiro seminário se realizou em Atlanta (Estados Unidos), do qual participaram mais de oitenta pessoas. Nos anos setenta, a primeira edição do Project Management Quarterly (PMQ) foi publicada, e posteriormente renomeada para Project Management Journal (PMJ). O primeiro evento anual “Seminars & Symposium” foi realizado fora dos EUA, o primeiro Capítulo do PMI foi oficializado e o primeiro Programa de Prêmios Profissionais estabelecido. Ao final da década, o PMI somava mais de 2.000 associados no mundo.

Durante os anos oitenta, o número de associados do PMI continuou crescendo, bem como os programas e serviços oferecidos pela associação. Um Código de Ética foi adotado para a profissão e realizou-se a primeira avaliação para a certificação como profissional em gestão de projetos (PMP por sua sigla em inglês)

O primeiro modelo padrão de Gerenciamento de Projetos foi publicado: o PMQ Special Report on Ethics Standards and Accreditation. As publicações do PMI sobre produtos e serviços cresceram rapidamente durante esta década. O primeiro livro do PMI foi co-publicado e nasceu a PMNetwork®, revista mensal do PMI. Em função deste crescimento foi estabelecida a Divisão de Publicações do PMI na Carolina do Norte, EUA. 
continua...

Fontes:

http://www.pmi.org
https://eloysousa.wordpress.com/2010/12/08/historia-do-pmi/
http://www.pmisp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1394
http://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Conceitos, Onde Aplicar e Benefícios do Guia PMBOK

Conceitos do Guia PMBOK:

          Projetos são criados em todos os níveis e setores da organização. Em geral, se apresentam como componentes críticos da estratégia de negócio da companhia, atuando como um empreendimento colaborativo planejado para alcançar um objetivo particular. É neste ponto que o Guia PMBOK é tão importante por esta razão, uma vez que ele explora três conceitos centrais e que são de suma importância para os projetos empresariais, são eles: o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas do conhecimento.
  • Ciclo de vida: Os projetos podem ser empreendimentos finitos ou temporários. Eles são orientados para fornecer um resultado singular, ou "entregável", por isso, todo projeto passa por diferentes fases antes de ser concretizado, e cada fase tem o seu próprio ciclo interno, ou subciclos. O ciclo de vida pode variar dependendo do projeto a ser iniciado. Em geral as fases apresentam algumas características distintas, na qual podemos citar: a revisão do desempenho a cada fim de fase, o overlapping de fases (uma fase começa quando outra termina) e que custos são geralmente crescentes, porém, os riscos são decrescentes.
  • Processo da administração dos projetos: A administração de um projeto, segundo o próprio Guia PMBOK, é um macroprocesso formado por cinco grupos de processos principais e interligados, que são: 
  1. Iniciação;
  2. Planejamento;
  3. Execução;
  4. Monitoramento e o controle;
  5. Encerramento.
        Esses grupos se subdividem em 47 processos menores. No entendimento do Project Management Institute (PMI), os processos gerenciais começam e terminam ao longo de todas as fases do ciclo de vida do projeto. Sua base encontra-se na teoria de Henri Favol sobre as funções da administração e no Ciclo PDCA. 
  • Áreas de Conhecimento: De acordo com o PMBOK, uma área é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita por seus termos dos processos que a compõe, como por exemplo suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Ainda segundo o Guia PMBOK (5º edição), existem dez áreas de conhecimento: 
  1. Gerenciamento de escopo;
  2. Gerenciamento do tempo;
  3. Gerenciamento dos custos;
  4. Gerenciamento da qualidade;
  5. Gerenciamento de recursos humanos;
  6. Gerenciamento das comunicações;
  7. Gerenciamento de riscos;
  8. Gerenciamento de suprimentos (aquisição);
  9. Gerenciamento da integração;
  10. Gerenciamento das partes interessadas (stakeholders).

Onde aplicar o PMBOK?

        As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, do pessoal envolvido, dos prazos e orçamentos. Infelizmente, porém, é até bastante comum que projetos não sejam percebidos como tais, de forma a não serem gerenciados como deveriam. Com base nisso, é importante se atentar para o fato de que os projetos fazem parte do cotidiano, tanto que lidamos com eles a todo momento, como, por exemplo, ao:
• Criar um novo meio de transporte;
• Construir um prédio ou uma instalação;
• Desenvolver um site;
• Conduzir uma campanha publicitária;
• Implementar um software;
• Organizar uma festa de aniversário.

Quais são os principais benefícios do PMBOK?

        Dentre os vários benefícios que o PMBOK promove no gerenciamento de projetos, podemos destacar os seguintes:
• Padronização das atividades do gerenciamento do projeto;
• Melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;
• Redução da negligência de atividades importantes;
• Ênfase no uso dos recursos de maneira eficiente;
• Controle sobre o andamento do projeto;
• Tratamento otimizado de riscos;
• Potencialização das chances de sucesso do projeto.


Fontes:
http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/conhecimentos/o-que-e-pmbok
http://www.portal-administracao.com/2014/01/entendendo-o-guia-pmbok.html