quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Conceitos, Onde Aplicar e Benefícios do Guia PMBOK

Conceitos do Guia PMBOK:

          Projetos são criados em todos os níveis e setores da organização. Em geral, se apresentam como componentes críticos da estratégia de negócio da companhia, atuando como um empreendimento colaborativo planejado para alcançar um objetivo particular. É neste ponto que o Guia PMBOK é tão importante por esta razão, uma vez que ele explora três conceitos centrais e que são de suma importância para os projetos empresariais, são eles: o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas do conhecimento.
  • Ciclo de vida: Os projetos podem ser empreendimentos finitos ou temporários. Eles são orientados para fornecer um resultado singular, ou "entregável", por isso, todo projeto passa por diferentes fases antes de ser concretizado, e cada fase tem o seu próprio ciclo interno, ou subciclos. O ciclo de vida pode variar dependendo do projeto a ser iniciado. Em geral as fases apresentam algumas características distintas, na qual podemos citar: a revisão do desempenho a cada fim de fase, o overlapping de fases (uma fase começa quando outra termina) e que custos são geralmente crescentes, porém, os riscos são decrescentes.
  • Processo da administração dos projetos: A administração de um projeto, segundo o próprio Guia PMBOK, é um macroprocesso formado por cinco grupos de processos principais e interligados, que são: 
  1. Iniciação;
  2. Planejamento;
  3. Execução;
  4. Monitoramento e o controle;
  5. Encerramento.
        Esses grupos se subdividem em 47 processos menores. No entendimento do Project Management Institute (PMI), os processos gerenciais começam e terminam ao longo de todas as fases do ciclo de vida do projeto. Sua base encontra-se na teoria de Henri Favol sobre as funções da administração e no Ciclo PDCA. 
  • Áreas de Conhecimento: De acordo com o PMBOK, uma área é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita por seus termos dos processos que a compõe, como por exemplo suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Ainda segundo o Guia PMBOK (5º edição), existem dez áreas de conhecimento: 
  1. Gerenciamento de escopo;
  2. Gerenciamento do tempo;
  3. Gerenciamento dos custos;
  4. Gerenciamento da qualidade;
  5. Gerenciamento de recursos humanos;
  6. Gerenciamento das comunicações;
  7. Gerenciamento de riscos;
  8. Gerenciamento de suprimentos (aquisição);
  9. Gerenciamento da integração;
  10. Gerenciamento das partes interessadas (stakeholders).

Onde aplicar o PMBOK?

        As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, do pessoal envolvido, dos prazos e orçamentos. Infelizmente, porém, é até bastante comum que projetos não sejam percebidos como tais, de forma a não serem gerenciados como deveriam. Com base nisso, é importante se atentar para o fato de que os projetos fazem parte do cotidiano, tanto que lidamos com eles a todo momento, como, por exemplo, ao:
• Criar um novo meio de transporte;
• Construir um prédio ou uma instalação;
• Desenvolver um site;
• Conduzir uma campanha publicitária;
• Implementar um software;
• Organizar uma festa de aniversário.

Quais são os principais benefícios do PMBOK?

        Dentre os vários benefícios que o PMBOK promove no gerenciamento de projetos, podemos destacar os seguintes:
• Padronização das atividades do gerenciamento do projeto;
• Melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;
• Redução da negligência de atividades importantes;
• Ênfase no uso dos recursos de maneira eficiente;
• Controle sobre o andamento do projeto;
• Tratamento otimizado de riscos;
• Potencialização das chances de sucesso do projeto.


Fontes:
http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/conhecimentos/o-que-e-pmbok
http://www.portal-administracao.com/2014/01/entendendo-o-guia-pmbok.html

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