Conceitos do Guia PMBOK:
Projetos são criados em todos os níveis e setores da organização. Em geral, se apresentam como componentes críticos da estratégia de negócio da
companhia, atuando como um empreendimento colaborativo planejado para
alcançar um objetivo particular. É neste ponto que o Guia PMBOK é tão
importante por esta razão, uma vez que ele explora três conceitos centrais e que são de
suma importância para os projetos empresariais, são eles: o ciclo de
vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas do
conhecimento.
- Ciclo de vida: Os projetos podem ser empreendimentos finitos ou temporários. Eles são orientados para fornecer um resultado singular, ou "entregável", por isso, todo projeto passa por diferentes fases antes de ser concretizado, e cada fase tem o seu próprio ciclo interno, ou subciclos. O ciclo de vida pode variar dependendo do projeto a ser iniciado. Em geral as fases apresentam algumas características distintas, na qual podemos citar: a revisão do desempenho a cada fim de fase, o overlapping de fases (uma fase começa quando outra termina) e que custos são geralmente crescentes, porém, os riscos são decrescentes.
- Processo da administração dos projetos: A administração de um projeto, segundo o próprio Guia PMBOK, é um macroprocesso formado por cinco grupos de processos principais e interligados, que são:
- Áreas de Conhecimento: De acordo com o PMBOK, uma área é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita por seus termos dos processos que a compõe, como por exemplo suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Ainda segundo o Guia PMBOK (5º edição), existem dez áreas de conhecimento:
- Gerenciamento de escopo;
- Gerenciamento do tempo;
- Gerenciamento dos custos;
- Gerenciamento da qualidade;
- Gerenciamento de recursos humanos;
- Gerenciamento das comunicações;
- Gerenciamento de riscos;
- Gerenciamento de suprimentos (aquisição);
- Gerenciamento da integração;
- Gerenciamento das partes interessadas (stakeholders).
Onde aplicar o PMBOK?
As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, do pessoal envolvido, dos prazos e orçamentos. Infelizmente, porém, é até bastante comum que projetos não sejam percebidos como tais, de forma a não serem gerenciados como deveriam. Com base nisso, é importante se atentar para o fato de que os projetos fazem parte do cotidiano, tanto que lidamos com eles a todo momento, como, por exemplo, ao:• Criar um novo meio de transporte;
• Construir um prédio ou uma instalação;
• Desenvolver um site;
• Conduzir uma campanha publicitária;
• Implementar um software;
• Organizar uma festa de aniversário.
Quais são os principais benefícios do PMBOK?
Dentre os vários benefícios que o PMBOK promove no gerenciamento de projetos, podemos destacar os seguintes:• Padronização das atividades do gerenciamento do projeto;
• Melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;
• Redução da negligência de atividades importantes;
• Ênfase no uso dos recursos de maneira eficiente;
• Controle sobre o andamento do projeto;
• Tratamento otimizado de riscos;
• Potencialização das chances de sucesso do projeto.
Fontes:
http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/conhecimentos/o-que-e-pmbok
http://www.portal-administracao.com/2014/01/entendendo-o-guia-pmbok.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário