quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Project Management Institute - O Surgimento parte 1

Como já foi comentado aqui no blog, o guia PMBOK é pulicado e mantido pela Project Management Institute (PMI) em português Instituto de Gerenciamento de Projeto. Como o próprio nome sugere, o PMI é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos. No início de 2011 já era considerada a maior associação do gênero no mundo, uma vez que conta com mais de 650.000 associados em mais de 185 países. Mas como surgiu essa instituição? Porque surgiu? Quem foram os fundadores? Isso que iremos mostrar na série de postagens Project Management Institute - O Surgimento.

 O Início de Tudo


O PMI começou com um jantar no início de 1969 entre três homens no Three Threes Restaurant, um pequeno e íntimo local de encontro a poucos quarteirões da Prefeitura de Filadélfia, Pensilvânia, EUA. O jantar foi uma continuação de vários meses de discussões entre dois dos homens, Jim Snyder e Gordon Davis. Na conclusão desta refeição, foi decidido que uma nova organização deveria ser formada para fornecer um meio para os gerentes de projeto para associar, compartilhar informações e discutir problemas comuns.

As discussões subsequentes resultaram na primeira reunião formal no Georgia Institute of Technology em Atlanta, Geórgia, EUA, em 9 de outubro de 1969. O subproduto dessa reunião foi o nascimento do Project Management Institute. Pouco tempo depois, os artigos de incorporação foram arquivados na Pensilvânia, assinado por cinco pessoas, que são oficialmente reconhecidos como os fundadores do PMI - James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, AE "Ned" Engman e Susan C. Gallagher.

Seu primeiro seminário se realizou em Atlanta (Estados Unidos), do qual participaram mais de oitenta pessoas. Nos anos setenta, a primeira edição do Project Management Quarterly (PMQ) foi publicada, e posteriormente renomeada para Project Management Journal (PMJ). O primeiro evento anual “Seminars & Symposium” foi realizado fora dos EUA, o primeiro Capítulo do PMI foi oficializado e o primeiro Programa de Prêmios Profissionais estabelecido. Ao final da década, o PMI somava mais de 2.000 associados no mundo.

Durante os anos oitenta, o número de associados do PMI continuou crescendo, bem como os programas e serviços oferecidos pela associação. Um Código de Ética foi adotado para a profissão e realizou-se a primeira avaliação para a certificação como profissional em gestão de projetos (PMP por sua sigla em inglês)

O primeiro modelo padrão de Gerenciamento de Projetos foi publicado: o PMQ Special Report on Ethics Standards and Accreditation. As publicações do PMI sobre produtos e serviços cresceram rapidamente durante esta década. O primeiro livro do PMI foi co-publicado e nasceu a PMNetwork®, revista mensal do PMI. Em função deste crescimento foi estabelecida a Divisão de Publicações do PMI na Carolina do Norte, EUA. 
continua...

Fontes:

http://www.pmi.org
https://eloysousa.wordpress.com/2010/12/08/historia-do-pmi/
http://www.pmisp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1394
http://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx

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